EXCLUSIVO: Campanha da ONU quer sugestões sobre o que deve ser mudado no Brasil

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

“O que o Brasil precisa mudar para sua vida melhorar de verdade?”, esse é questionamento de uma campanha do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, órgão da Organização das Nações Unidas, ONU.

Até quarta-feira, dia 15, os brasileiros podem opinar e registrar seus desejos no site www.brasilpontoaponto.org.br. As informações servirão como base para a definição do tema central do próximo relatório do Pnud.

Fim da corrupção, mais segurança, divisão de renda mais justa,… várias questões são levantadas. De acordo com o coordenador do relatório de desenvolvimento humano brasileiro, Flávio Comim, alguns temas começam a aparecer de forma mais forte, entre eles, o meio ambiente. “O que surpreende”, diz, “o meio ambiente é normalmente visto como uma questão acessória, complementar e não como algo essencial”. As participações estão demonstrando a mudança na visão dos brasileiros em relação à natureza.

Veja abaixo dois exemplos de depoimentos registrados no site, que retratam essa preocupação com os recursos naturais brasileiros:

“Se conseguirmos educar os cidadãos para que aprendam a falar, ouvir e respeitar as opiniões alheias, com carinho e sem preconceito, podemos mudar o país, através de consultas participativas onde grupos com uma diversidade de cidadãos aprendam juntos a recuperar e a valorizar as virtudes e valores éticos e morais. Não podemos ficar estagnados, temos que agir, dentro de nossas casas, separando nossos lixos, economizando os recursos naturais,pensando globalmente e agindo localmente”. Klizzilla Paula Avila, de Maringá (PR)

“A questão fundiária, principalmente na Amazonia legal. Pois precisamos dividir nossas terras para evitar a desigualdade social e ainda preservar a maior floresta tropical do planeta. Acumulo de terras, exploração de mão de obra escrava e destruição do meio ambiente precisam acabar no Brasil. Vamos legalizar e cuidar de nosso espaço territorial”. Bruno Garcia Luize, Manaus (AM)