EXCLUSIVO: Cúpula do G-8 decide pela redução de emissões e confirma tendência de maior preocupação com o meio ambiente

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Durante a 35ª reunião do G-8, em Águila, na Itália, os governantes assumiram o compromisso de reduzir em 80% as emissões de gases do efeito estufa até 2050. A meta, de acordo com dados da declaração oficial do encontro é limitar a 2ºC o aquecimento global.

O Especialista em Economia Internacional e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rafael Vieira, faz uma análise do que representa essa decisão: “o encontro do G-8 que aconteceu nesta quarta-feira (08), ratifica as intenções do governo norte-americano para com as Mudanças Climáticas e o comprometimento em capitanear os países ricos e emergentes na condução de propostas efetivas de controle das emissões de GEE, bem como da redefinição dos Estados Unidos, em atuar como o condutor desta mudança, em uma conjuntura às vésperas do final do Protocolo de Quioto”.

Em fevereiro em entrevista exclusiva a AmbienteBrasil, Vieira, fez uma projeção das tendências em relação ao meio ambiente e mencionou o interesse das nações ricas em contribuir com a redução de emissões e suas consequências.
Segundo o especialista em Kopenhagen(dez-2009), tal confirmação terá seu grau de efetividade junto aos demais signatários de Quioto.

Leia mais em EXCLUSIVO: Uma análise do meio ambiente no cenário internacional