Danielle Jordan / AmbienteBrasil
Nesta segunda-feira (10) o Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro, determinou a interrupção das atividades de pouso da rota 2 do Aeroporto Santos Dumont. O local poderá operar apenas em casos de emergência.
Foi aplicada ainda uma multa no valor de R$ 250 mil e todas as operações do aeroporto foram suspensas no período das 22h às 6h.
Segundo informações do Inea a proibição do uso da rota 2 será mantida até que seja apresentado um estudo ambiental complementar que comprove a sustentabilidade das operações.
Serão feitas análises por pelo menos 15 dias, em no mínimo dois pontos de cada localidade. Devem ser considerados os níveis de ruído produzidos pelas aeronaves, principalmente nos bairros do Cosme Velho, Botafogo, Urca, Santa Teresa, Laranjeiras, Flamengo e Morro da Viúva.
Os valores que serão analisados deverão se enquadrar na Norma (NBR) 1.151, da Resolução Conama nº 01/1990. O zoneamento urbano estabelecido pelo município para as áreas em questão, também deve ser levado em conta.
Leia também – EXCLUSIVO: Abaixo assinado contra ampliação do Aeroporto de Viracopos, em São Paulo, circula na internet
* Com informações do Inea