Danielle Jordan / AmbienteBrasil
Neste sábado, 28, grupos indígenas apresentaram a Carta Pelas águas, durante o Encontro das Águas, realizado em Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul da Bahia.
As propostas das comunidades para preservação das bacias e rios foram elencadas no documento que contém, ainda, as necessidades desses grupos. A carta será enviada ao governador do estado, Jaques Wagner.
Durante o encontro, promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima, INGÁ, foram conhecidos os representes das tribos que vão integrar o Conselho de Acompanhamento de Aplicabilidade da Carta Pelas Águas.
Na edição deste ano foram discutidos, entre outros temas, as políticas públicas voltadas aos recursos hídricos, o direito ao recurso e o Plano Estadual de Bacia Hidrográfica.
Os indígenas foram estimulados a participar dos Comitês de Bacias Hidrográficas da região, que abrangem os Rios dos Frades, Buranhém e Santo Antônio, além dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu.
Desde agosto são realizadas reuniões temáticas para sensibilizar a sociedade e os povos tradicionais. Segundo informações do INGÁ, o último encontro do ano deve acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro, em Itiúba, com o segmento Fundo de Pasto.
Leia também – EXCLUSIVO: Bahia promove audiências públicas para formação de Comitês de Bacias.
*Com informações da ascom do INGÁ.