Danielle Jordan / AmbienteBrasil
Esta semana foi inaugurado em Curitiba, no Paraná, o primeiro laboratório que vai realizar estudos independentes dobre a poluição causada por motocicletas.
O Laboratório de Ensaios de Emissões em Ciclomotores, do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, Lactec, vai avaliar a emissão desses poluentes, de acordo com a qualidade dos motores, além de permitir o desenvolvimento de novos combustíveis.
A capacidade do laboratório é de 20 ensaios diários, de 20 gases diferentes, segundo informações da assessoria de comunicação. O investimento na estrutura chegou a R$ 4,62 milhões.
A Resolução n.º 297 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conama, de fevereiro de 2002, prevê limites de emissões de gases poluentes para veículos e motociclos. Os estudos vão contribuir para a fabricação de motores adequados, capazes de poluir menos.
De acordo com o pesquisador e coordenador da implantação do laboratório, Renato Penteado, em 2007 uma moto poluía sete mais vezes que um automóvel. Uma das principais mudanças, segundo Penteado, é a implantação de catalisadores, assim como os já utilizados em automóveis. “O gás passa por estes catalisadores, que reduzem a poluição em até 15 vezes”, destacou.
As mudanças no padrão brasileiro podem estimular a exportação. Os motores brasileiros passarão a atender às exigências como as dos Estados Unidos e União Européia.
Além desse, o Lactec possui outro laboratório que avalia emissão de poluentes e carros, verificando os veículos produzidos pelas montadoras da Região Metropolitana de Curitiba.
*Com informações do Lactec.