Danielle Jordan / AmbienteBrasil
A área preservada de Floresta Amazônica da Reserva Biológica do Gurupi, localizada no Maranhão, será mapeada. O projeto é do Programa de Pesquisas em Biodiversidade na Amazônia e tem como objetivo contribuir com as ações para acabar com o desmatamento no local.
Metade do território já foi ocupado pela floresta e hoje a área corresponde a apenas 30% disso, de acordo com dados da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Fapema.
O programa reúne pesquisas de diversas áreas, como a da pesquisadora do Departamento de Biologia e Química da Universidade Estadual do Maranhão, Francisca Helena Muniz. O estudo vai fazer o levantamento das espécies de plantas e a estrutura da vegetação local.
“A região é bastante impactada com a retirada de madeiras e avanço da fronteira agrícola. Nós perdemos a biodiversidade em uma velocidade muito maior do que a nossa capacidade de conhecê-la, por isso a importância desse estudo”, disse a pesquisadora.
Além deste projeto, o Edital Universal da Fapema, que foi lançado no ano passado, foram selecionado 134 estudos de diversas universidades. Os financiamentos chegam a quase R$2,5 milhões.
*Com informações da Fapema.