Danielle Jordan / AmbienteBrasil
A Defesa Civil do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira passou a contar este mês com um serviço de monitoramento hidrometeorológico, desenvolvido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CPTEC/INPE.
Com o sistema é possível visualizar rapidamente os níveis de chuvas acumuladas nas últimas 24 e 72 horas, indicando se em os 22 municípios monitorados estão em níveis críticos. São considerados diversos aspectos e riscos geológicos de deslizamento na região.
O serviço foi idealizado em janeiro deste ano, durante uma reunião do Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul. Por solicitação do Comitê o CPTEC/INPE vai divulgar e disseminar as informações do principal rio da região do Vale do Paraíba.
Todos os dias são coletados dados de pluviômetros, que são disponibilizados no portal hidrometeorológico, http://bancodedados.cptec.inpe.br/monitoramento/.
As atualizações das chuvas acumuladas são processadas por meio de uma planilha e podem ser visualizadas em um mapa no portal. A situação de cada um dos municípios pode ser verificada, de forma individualizada.
A Defesa Civil pode ainda se beneficiar com outros conteúdos disponíveis no site, como imagens meteorológicas de satélites, queimadas, localização de raios, dados de radares meteorológicos, entre outros.