EXCLUSIVO: Escola municipal carioca reproduz a Mata Atlântica em sala de aula para despertar a conscientização ambiental

Estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Teresa Pries de Abreu, no Rio de Janeiro, conheceram um pouco mais sobre o bioma da Mata Atlântica. Em uma parceria entre o Parque Estadual dos Três Picos (PETP) e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a sala de aula foi transformada em floresta artificial.

A escola fica em frente à Unidade de Conservação, gerenciada pelo Instituto Estadual do Ambiente, Inea, órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente.

A diretora, Juliana Costa Tayt-Sohn, explicou que os alunos têm em média, entre 4 e 6 anos, por isso, a opção de “levar a floresta para a escola”. “Achamos mais seguro trazer o parque para a sala de aula do que levá-los por trilhas e ambientes não controlados”, disse, destacando que o projeto tem como objetivo despertar a conscientização ambiental.

A trilha artificial, criada na sala de aula reproduziu a realidade da floresta. Além de espécies diferentes de plantas, árvores e sementes, o local foi preparado com temperatura mais baixa, sons de pássaros e aromas peculiares, completando a climatização do ambiente.

Foi montado, ainda, um aquário com peixes típicos, além de uma pequena colônia de formigas. Outras espécies animais foram representadas por painéis.
*Com informações do Inea.