Um convênio firmado entre a Universidade Estadual Paulista, Unesp, e o Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT, prevê a implantação do Núcleo de Estudos Avançados do Mar, em São Vicente, SP. O MCT vai destinar R$ 25 milhões para a compra de equipamentos para pesquisas.
Uma das linhas de estudo será o pré-sal, além da geologia, aquicultura, meio ambiente, recursos naturais e pesca.
Recentes descobertas no litoral paulista deram origem aos estudo, para o desenvolvimento de estratégias para exploração de hidrocarbonetos, como petróleo, gás e carvão mineral.
Ao todo, 117 especialistas estarão envolvidos no Núcleo de Estudos. “Jovens pesquisadores terão a oportunidade de se qualificar para atuar nos mais diversos segmentos que devem surgir a partir da exploração do pré-sal”, disse o reitor, Herman Jacobus Cornelis Voorwald.
Entre os aparelhos que serão adquiridos, estão diferentes tipos de espectrômetros de massa, que podem avaliar a densidade de petróleo bruto e identificar precisamente a presença de poluentes na água.
Uma plataforma de análise genética vai beneficiar os estudos em genômica. Trata-se de uma espécie de computador de alta capacidade que processa informações dos genes.
A Universidade desenvolve pesquisas na área, também, no Centro de Pesquisas e Ensino em Geologia e Ciências Ambientais Aplicados ao Petróleo, criado em parceria com a Petrobrás e que deve entrar em operação em agosto, no campus de Rio Claro.
*Com informações da Unesp.