No ano passado as chuvas causaram três mortes no Espírito Santo. No período entre 2000 a 2009, foram registradas 50 mortes. Outras 452 pessoas ficaram feridas, 55 mil desalojadas e mais 7 mil ficaram desabrigadas, de acordo com dados da Coordenação Estadual de Defesa Civil.
Para reduzir o impacto das chuvas sobre o estado, está sendo implantado um Comitê Estadual de Resposta a Desastres, que será integrado ao Sistema Estadual de Defesa Civil, até o mês de outubro.
Na segunda-feira, 30, representantes do Comitê apresentaram o Plano Estadual de Contingência para Chuvas, que elenca ações de prevenção para minimizar os efeitos das chuvas. O período de chuvas no estado costuma ter início no mês de novembro.
Na próxima semana os membros vão se encontrar com gestores municipais para envolver, também, os municípios, nas mobilizações.
Constituem o Comitê, a Coordenação Estadual de Defesa Civil, Cedec; Corpo de Bombeiros Militar; Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social; Departamento de Estradas de Rodagem; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria de Saúde; Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano; Secretaria de Agricultura; e Companhia Espírito-Santense de Saneamento.
Será elaborado um planejamento específico por cada órgão participantes, detalhando as ações que devem ser tomadas.
*Com informações da ascom.