Até o dia 18 de fevereiro do próximo ano o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Funbio, recebe propostas de projetos de conservação da Mata Atlântica, que abranjam os temas: criação ou ampliação de unidades de conservação públicas municipais e/ou estaduais; elaboração de planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica; regularização ambiental de imóveis rurais e; viabilização de projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).
Serão destinados, ao todo, R$ 4,3 milhões, para associações e outras instituições sem fins lucrativos que desenvolvam projetos de conservação da biodiversidade ou do meio ambiente, além de instituições de pesquisa e ensino que desenvolvam trabalhos de conservação da Mata Atlântica, que tenham pelo menos dois anos de existência legal.
As instituições poderão apresentar apenas um projeto por tema, considerando os valores destinados para cada um deles. O prazo para execução é de quinze meses a partir da data de assinatura do contrato com o Funbio.
“Esse é o terceiro edital que lançamos em 2010 pelo AFCoF e nas outras duas chamadas algumas organizações deixaram de ser enquadradas por não atenderem aos critérios de seleção”, destacou a gerente do Fundo de Conservação da Mata Atlântica, AFCoF, no Funbio, Erika Polverari. “Nesta nova chamada temos diretrizes específicas para cada um dos quatro temas, por isso as organizações devem redobrar a atenção, especialmente nos anexos temáticos”, explicou.
A seleção será feita em duas etapas, sendo uma de enquadramento e outra de análise técnica.
O documento da Chamada de Projeto 05/2010 pode ser acessado no site do Funbio.
*Com informações do Fubio.