Terremoto de 7,3 graus atinge a costa da Venezuela e é sentido no norte do Brasil

Pessoas andam perto de detritos em Caracas depois que um terremoto atingiu a costa norte da Venezuela (Foto: Reuters/Carlos Garcia Rawlins)
Pessoas andam perto de detritos em Caracas depois que um terremoto atingiu a costa norte da Venezuela (Foto: Reuters/Carlos Garcia Rawlins)

Um terremoto de 7,3 graus de magnitude atingiu a Venezuela no final da tarde desta terça-feira (21). Tremores também foram relatados em várias cidades da região norte do Brasil.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) afirmou que o sismo aconteceu à 123 quilômetros de profundidade. O epicentro do terremoto foi perto da cidade de Guiria.

Não há registro de vítimas em nenhuma das regiões atingidas. As autoridades estão apurando se houveram danos nas regiões onde os tremores foram sentidos.

No Brasil o terremoto foi sentido em Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí e Pacaraima, tendo reflexos em Belém, Rio Branco, Macapá e Manaus. Além do Brasil, também existem relatos do terremoto na Colômbia.

Mapa e localização do terremoto na Venezuela

O maior já sentido em Roraima

Segundo o geólogo e pesquisador da Universidade Federal de Roraima, Stélio Tavares, Raraima já havia sentido outros tremores anteriormente, mas jamais com esta magnitude.

“Essa é a maior que eu tenho conhecimento para essa região Norte do país.”

“Nossa região é a mais próxima de uma zona de contato entre duas importantes placas tectônicas, a placa sul-americana e a placa caribenha, e um terremoto com essa magnitude é bastante significativo nessa região, podendo causar danos materiais e até pessoais”, explicou Tavares.

Com informações de Reuters e G1, Redação Ambientebrasil.