Conservação: Tubarões de recife estão em grande declínio em todo o mundo

Tubarões cinzentos de recifes capturados por câmera na Polinésia Francesa. Fonte: GLOBALFINPRINT.

Os tubarões são vistos raramente, em um a cada cinco recifes de coral do mundo, segundo um grande estudo.

A queda no número de tubarões, causada em grande parte pela pesca excessiva, pode ter consequências terríveis para os corais que lutam para sobreviver em um clima em mudança, disseram pesquisadores.

Os tubarões são os principais predadores, desempenhando um papel fundamental nos ecossistemas marinhos.

Eles se saíram melhor em lugares onde a pesca de tubarões era controlada ou onde santuários marinhos haviam sido criados.

Mike Heithaus, da Universidade Internacional da Flórida, EUA, disse: “Numa época em que os corais estão lutando para sobreviver em um clima em mudança, a perda de tubarões de recife pode ter consequências terríveis a longo prazo para sistemas inteiros”.

A pesquisa, publicada na revista Nature, que faz parte do estudo da Global FinPrint, revela perda generalizada de tubarões de recife em grande parte dos oceanos tropicais do mundo.

Espécies como tubarões cinzentos de recife, tubarões de ponta negra e tubarões do Caribe estavam frequentemente ausentes dos recifes onde eles historicamente seriam encontrados.

Tubarões de recife são definidos como aqueles que passam a maior parte do tempo em recifes. Fonte: GLOBALFINPRINT

Para realizar o estudo, câmeras subaquáticas foram montadas em 371 recifes em 58 países, do Pacífico Central às Bahamas. A isca estava presa a um poste na frente das câmeras para atrair tubarões próximos.

Quase nenhum tubarão foi detectado nos 69 recifes de seis nações: República Dominicana, Antilhas Francesas, Quênia, Vietnã, Antilhas Holandesas de Barlavento e Catar.

Um tubarão cinzento e um tubarão-limão na Polinésia Francesa. Fonte: GLOBALFINPRINT

Mas os pesquisadores disseram que havia motivos para esperança. Ao regular como os tubarões são pescados, as populações têm uma chance de se recuperar.

Dr. Aaron MacNeil, da Universidade de Dalhousie, Canadá, disse: “Desde restringir certos tipos de redes e estabelecer limites de captura, até proibições em escala nacional de capturas e comércio – agora temos uma imagem clara do que pode ser feito para limitar as capturas de tubarões de recife nos trópicos “.

Muitas espécies de tubarões do mundo estão ameaçadas pela pesca excessiva, geralmente por suas carnes e barbatanas, ou porque, sem querer, ficam presos nas redes de pesca.

As estimativas sugerem que 100 milhões de tubarões são mortos por pessoas a cada ano.

Fonte: BBC News / Helen Briggs
Tradução: Redação Ambientebrasil / Maria Beatriz Ayello Leite
Para ler a reportagem original em inglês acesse:
https://www.bbc.com/news/science-environment-53514945