Brasília unida em defesa das águas

Em comemoração aos 20 anos da Lei das Águas e ao Dia Mundial da Água (22 de março), o Ministério do Meio Ambiente apoia atividades que chamam a atenção para a proteção dos recursos hídricos no país. “A Lei das Águas tem perfil democrático. Incluiu a sociedade, acrescentou novas premissas e ferramentas de gestão, transparência e acesso à informação”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, durante seminário sobre o tema, realizado nos dias 21 e 22 de março.

A programação do Mês das Águas tem continuidade neste sábado (25/03), com uma série de eventos em pontos turísticos da capital federal. A programação tem início às 8 horas, com a Corrida e Caminhada pelas Águas. Promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Agência de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), a competição acontece no Estacionamento 7, do Parque da Cidade.

Também às 8 horas, a Ermida Dom Bosco recebe o ‘Ocupe o Lago’ com atividades como campeonatos de remo e de canoagem, meditação e yoga, deep running, sobrevoo do lago, apresentações de vela adaptada e sereias models. Sob o comando da atriz Maria Paula, haverá abraço coletivo no lago Paranoá, com sup (stand up paddle), caiaques, canoas, pranchas e embarcações.

Estão previstos, ainda, o Tour das Pontes, um roteiro que envolve as três principais pontes da cidade e termina na Ermida, e uma coleta subaquática de resíduos, envolvendo 500 mergulhadores. Entre 14h e 16h haverá shows com bandas locais.

Hora do Planeta – À noite, o WWF-Brasil organiza a Hora do Planeta, no Museu da República. Com o objetivo de chamar a atenção para as mudanças climáticas, as luzes do Congresso Nacional, Museu da República e da Catedral serão apagadas por 60 minutos, entre 20h30 e 21h30.

A concentração tem início às 19h30, em frente ao Museu da República, no centro de Brasília. Haverá solenidade oficial, na qual está prevista a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, entre outras autoridades do MMA, ONGs e dos governos federal e do Distrito Federal.

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF. No ano passado, a campanha reuniu cidades em 178 países, apagando a Torre Eiffel (Paris), o Big Ben (Londres) e as Pirâmides de Gizé (Egito).

Ao apagar das luzes, ciclistas da cidade se juntam para o Passeio Ciclístico Noturno. O grupo deve pedalar durante os 60 minutos da ação mundial.

Lei da Águas – Em janeiro de 1997, entrou em vigor a Lei nº 9.433/1997, também conhecida como Lei das Águas. O instrumento legal instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). A água é considerada um bem de domínio público e um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. A Lei prevê que a gestão dos recursos hídricos deve proporcionar os usos múltiplos das águas, de forma descentralizada e participativa, contando com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5