A água, ao lado de energia e resíduos, é um dos temas prioritários para a Coca-Cola FEMSA, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas. Entre diversas iniciativas, o Projeto Geração + Verde atingiu a marca de 100 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica plantadas no Parque Anhanguera (extremo noroeste da capital de São Paulo), entre elas ipê-amarelo-liso, jequitibá-branco e jequitibá-rosa. O total equivale a 240 campos de futebol ou 200 hectares de mananciais que fazem parte da bacia hidrográfica responsável pelo abastecimento da capital paulista.
“Estamos engajados em promover ações que garantam o uso racional dos recursos e isso passa pela educação ambiental e restauração das florestas. Liderar iniciativas como essa faz parte da nossa missão de gerar valor econômico e bem estar social e ambiental nos lugares em que estamos presentes”, afirma Camila Amaral, Diretora Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.
Leia também:
“A restauração florestal nas margens de rios é uma importante ação para a melhoria da qualidade e quantidade da água, pois contribui para a manutenção do ciclo hidrológico que é drasticamente alterada pela ausência da cobertura florestal. A ação beneficia diretamente as regiões estratégicas para captação de água para a população”, afirma Aretha Medina, coordenadora de Restauração Florestal da Fundação SOS Mata Atlântica.
Estudos da Fundação SOS Mata Atlântica já demonstraram que a qualidade da água melhora justamente nos locais com maior cobertura vegetal. Como consequência, uma das maiores preocupações para que a água não se torne escassa nas cidades é a manutenção da vegetação nativa nas nascentes e margens dos rios.
Doação de mudas
Um dos destaques do projeto Geração + Verde é que a cada árvore plantada na cidade, em represas, parques e praças, outra será plantada nas regiões de mananciais que abastecem a capital. Iniciado em 2018, o Geração + Verde já efetuou a doação de 153.000 mil mudas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica, no município de São Paulo. Até a conclusão do projeto serão doadas 200.000 mudas.
A cidade de Analândia, no interior de São Paulo, foi a primeira a receber 90 mil mudas doadas devido a seu grande potencial de nascentes que abastecem a bacia hidrográfica do rio Corumbataí, importante fonte de abastecimento público para os municípios paulistas de Águas de São Pedro, Charqueada, Piracicaba, Santa Maria da Serra e São Pedro, localizados na parte baixa do rio Piracicaba. Como resultado, cerca de 460 mil pessoas que moram nesses municípios foram beneficiadas.
Sobre a Coca-Cola FEMSA
Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas para mais de 257 milhões de consumidores. Com mais de 83 mil funcionários, a empresa vende anualmente cerca de 3,3 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda. Operando 49 fábricas e 275 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a geração de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.
A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros. Tem operações em determinados territórios de México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e atende nacionalmente Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela.
No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 10 fábricas, 41 centros de distribuição, 23 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior do sistema Coca-Cola no mundo em volume de produção.
Fonte: Coca-Cola FEMSA