Projeto propõe mergulho pra lá de radical na natureza

Contato com a natureza e uma volta no universo radical dos esportes praticados ao ar livre. Este é o roteiro traçado nas comunidades Palmeira e Castelar, em Belford Roxo, pelo projeto social Kafango Verde. A iniciativa oferece aulas gratuitas de mergulho e ecologia para jovens carentes da região.

O Kafango surgiu há cinco anos quando o mergulhador Willian Ferreira de Souza teve a ideia de trazer para Belford Roxo algo para os jovens que desconstruísse o rótulo de uma região violenta.

“A iniciativa partiu da necessidade de quebrar paradigmas e estereótipos. Quem mora em comunidade e, principalmente na Baixada Fluminense, é visto, muitas vezes, de forma negativa. Pretendemos formar jovens conscientes e potenciais educadores ambientais na comunidade. Quando o jovem está envolvido em algo produtivo de benefício próprio, ele acaba influenciando os pais a interagirem e a participarem ativamente de todo o processo, contagiando todos ao seu redor”, explicou o coordenador do projeto, que é instrutor de mergulho da Marinha há mais de 20 anos.

O nome Kafango é um termo informal para escafandrista, denominação aplicada ao profissional de mergulho. A palavra tem significado atrelado ao respeito e ao companheirismo.

A proposta pedagógica é desenvolvida ao mesmo tempo que a preocupação com questões ambientais é levada a sério. O assunto é tratado constantemente com os alunos. “É importante que eles tenham em mente a preocupação com o meio ambiente desde cedo”, alertou Willian.

Os participantes do Kafango Verde também organizam trilha, rapel e mutirões para limpeza de praias.

PARA PARTICIPAR

Atualmente o projeto possui 26 jovens, com idades que vão de 14 a 18 anos. A aluna Isabelle Ramos, 16 anos, conta que a experiência proporcionou o contato com a natureza e o aprendizado de novas técnicas. “É uma grande oportunidade de aprender a mergulhar, conhecer novos lugares, além de fazer novas amizades”.

A sede dos kafangos fica localizada na Rua Barauna 43, no bairro Piam, em Belford Roxo. Mais informações pelo 96452-8648. Para conhecer mais o projeto acesse: www.kafangoverde.eco.br ou visite a página do projeto no Facebook: Projeto Kafango Verde.

Fonte: O Dia

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,