Os países desenvolvidos são responsáveis por 90% do aumento da temperatura no mundo e o Brasil representa 1%. Os dados foram apresentados na última quarta-feira (9) pelo secretário-executivo da Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima, José Miguez, no seminário “Mudanças Climáticas: Desafios e Oportunidades”, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
“As emissões de gases no Brasil são proporcionais ao tamanho do país, da população e da economia brasileira”, disse Miguez. Ele explica que o processo de industrialização brasileira é recente e por isso o país não contribui significativamente para o aquecimento global. “Os países industrializados estão emitido gases desde a Revolução Industrial, em 1850, e estão contribuindo para o aumento do efeito estufa”, afirma.
Miguez é um dos responsáveis pelo Inventário Brasileiro de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que será apresentado na próxima Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento deve ocorrer em dezembro, em Buenos Aires, Argentina.
Para ele, o principal causador dos problemas climáticos são os combustíveis fósseis e não o desmatamento. (Agência Brasil)