O Consórcio ZEE Brasil se reúne nos dias 16, 17 e 18, no Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em Brasília (DF), para discutir projetos de Zoneamento para a Bacia do Rio Parnaíba e para o Arco do Desflorestamento da Amazônia Legal. A proposta de projeto para o Arco do Desflorestamento é parte das ações do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal e deverá ser colocada em debate com os estados e entidades civis da região.
Em linhas gerais, o projeto deverá gerar produtos técnicos de abrangência regional e apoiar os estados na elaboração de seus produtos específicos, além de potencializar o debate sobre proposições de diretrizes de uso dos recursos naturais.
A proposta de projeto para a Bacia do Parnaíba, em processo de detalhamento, deverá ser articulada com as demandas do Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Parnaíba (Planap), executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e com o Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado Piauiense. (Ascom MMA)