A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou nesta quarta-feira (30) que enviará à Casa Civil, em duas semanas, o projeto que regulamenta um programa nacional para as florestas. No programa, ela ressaltou a importância do projeto para manejo de madeiras, que pretende gerar, até 2007, 200 mil empregos no país, dos quais 120 mil só na Amazônia. Nesse período, a meta é aumentar o uso de madeira manejada dos 4% atuais para 25% a 30%.
Marina Silva negou que os projetos do ministério sejam responsáveis pelo não crescimento da economia e a não geração de emprego. “Muitas obras estão embargadas pelo Ministério Público porque não atendiam à legislação atual. E o ministério tem trabalhado para resolver esses problemas”.
Ela citou o caso da obrigatoriedade da licença ambiental para que os assentamentos rurais recebam crédito. “Essa lei foi feita em 2002, mas ninguém concedeu a licença na época. Foi neste governo que se resolveu a situação de milhares de trabalhadores”, disse. (Agência Brasil)