Embrapa edita livro sobre Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, edita o livro Construção da Proposta Pedagógica, primeiro volume de uma série sobre Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, com a intenção de indicar os melhores caminhos para a cidadania. O lançamento será realizado pela Editora Globo.

A organizadora é a pesquisadora da Embrapa, Valéria Sucena Hammes, e reúne uma série de artigos escritos a partir da necessidade de uma metodologia sobre o tema para atender à demanda dos educadores nos ensinos fundamental e médio, e para trabalhar as comunidades, explica ela.

Conta com a colaboração de parceiros firmados ao longo dos anos, atualizando o tema à medida que convoca vários especialistas para falarem de suas descobertas e invenções, de suas reflexões e anseios.

Este é o primeiro volume de uma série de cinco sobre desenvolvimento sustentável e educação ambiental, fundamentado no Curso de Capacitação de Educadores Ambientais, realizado em 2000, para o Projeto Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Traduz, de forma simples e integrada, as etapas ver-julgar-agir a partir dos exemplos da agropecuária e do meio rural brasileiro.

Em Construção da Proposta Pedagógica estão as bases sócio-históricas que motivaram a demanda de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável e evoca alguns fundamentos psicopedagógicos, tomando como suporte a pedagogia progressista de Paulo Freire.

Aborda a relação sociedade x natureza (Agenda 21; Carta da Terra; educação ambiental, ética e cidadania planetária; meio ambiente e religiosidade, a expansão geográfica do capitalismo); a orientação pedagógica (interdisciplinaridade; as diversas correntes pedagógicas); os quatro pilares propostos pela Unesco, inteligência ecológica ou naturalista; gestão escolar e meio ambiente; a comunicação e informação (internet; mídia e conscientização ambiental); a legislação ambiental – tutela jurídica (Direito e defesa ambiental; crimes ambientais); a legislação ambiental _ tutela administrativa (instrumentos legais; estrutura da defesa ambiental pelo Poder Público; licenciamento; política ambiental; ação do cidadão; órgãos públicos de defesa do meio ambiente); a sociedade civil em defesa do meio ambiente (meio ambiente e consumo; terceiro setor; parceria e ética); as atividades pedagógicas (oficina de elaboração de projetos; Projeto Leitura e Vida; Projeto Âncora; Projeto-padrão para a internet na escola).

Valéria explica que a obra traduz a experiência dos que participaram do projeto na Embrapa Meio Ambiente e constitui uma fonte de informação segura sobre os temas referentes à educação ambiental. Concebida e realizada em um ambiente onde a participação, o diálogo e o intercâmbio estiveram sempre presentes, oferece as bases para criar cidadãos social e ambientalmente participantes, para que as próximas gerações também o sejam.

Diante do panorama de degradação ambiental ocasionado pelo progresso, o livro vem para atender à demanda de metodologia e informação para o bom desenvolvimento dos projetos escolares de educação ambiental. Pode ser adquirido na Editora Globo com um custo de R$37,00, no Departamento de Vendas, fone: (11) 3767.7880 à 3767.7885, Fax: (11) 3767.7888, Site: www.globolivros.com.br .
(Embrapa Meio Ambiente)