O Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Pará apreendeu, nesta sexta-feira (13), 39 animais silvestres em feiras livres, residências e ruas do centro e da periferia da cidade de Belém. Foram 34 pássaros das espécies curió, coleira, galo da campina, azulão, bigode, corupião, tem-tem, trinca ferro e caboclo lino, além de quatro papagaios da família dos psitacídeos e um macaco prego. A apreensão partiu de denúncias anônimas ao Núcleo de Fauna do órgão na capital paraense. Segundo o biólogo Alex Lacerda, chefe do setor de fiscalização, os animais serão destinados a criadouros conservacionistas e comerciais com registro no Ibama após triagem e avaliação clínica.
Garças – Somente nesta semana, os agentes do Ibama em Belém (PA) recolheram dez garças, vítimas de maus-tratos, crueldades e de acidentes como choque em redes elétricas. Os animais sofreram mutilações como cegueira, queimaduras e muitas tiveram as asas e pernas quebradas por pedradas . Os animais foram entregues ao SOS Fauna, no campus da UFRA – Universidade Federal da Amazônia,que fica na orla fluvial de Belém. Após tratamento, serão reintroduzidos à natureza. Segundo a coordenadora da Divisão de Proteção Ambiental, Maria do Carmo Brígido, nesta época de estiagem as garças aparecem em maior número por causa do período de reprodução. “A orla fluvial da cidade é local preferido dos animais e, com isso, as belas garças ficam mais vulneráveis a todo ato de insanidade da fauna humana em Belém”, diz.
São Paulo – Cerca de 140 pássaros silvestres foram apreendidos em operação da polícia na manhã deste domingo (15), na zona leste de São Paulo (SP). A apreensão ocorreu em uma feira de Itaquera. Treze pessoas suspeitas de comercializar as aves foram levadas para a delegacia. Elas devem responder por crime contra a fauna e podem ser condenados a até um ano de prisão. Os passarinhos serão encaminhados para a organização SOS Animais Silvestres. (Com Ibama e Tudo Paraná)