Ecoturismo na Reserva Acurizal é lançado durante a AmazonTech em Cuiabá/MT

O ecoturismo na RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural Acurizal foi lançado ao público nesta sexta-feira (20), em Cuiabá (MT), durante a quarta edição da Amazontech – Novos rumos para a ciência, tecnologia e negócios sustentáveis. Localizada no entorno do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, a Reserva Acurizal é mantida pela organização não-governamental Fundação Ecotrópica e a exploração do ecoturismo no local é fruto de uma parceria com o Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil. O produto já havia sido lançado para operadoras de turismo no início do mês na Adventure Sports Fair, realizada em São Paulo. Na Amazontech o ecoturismo estará sendo apresentado na Rodada de Negócios.

Na última quarta-feira (18), a Reserva foi visitada pela ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que foi conhecer o produto desenvolvido pelas duas entidades. “É uma estrutura de qualidade, com excelente alimentação, que mostra que é possível conciliar o desenvolvimento com a conservação de um lugar único, de belíssima paisagem, como este”, afirmou a ministra. Marina Silva proferiu uma palestra na Amazontech na manhã de segunda (16), sobre “Ética ambiental como fundamento para o desenvolvimento sustentável”.

A Reserva Acurizal faz parte do esforço da Fundação Ecotrópica e seus parceiros, por meio de pesquisas científicas e atividades sustentáveis, na implantação e conservação de RPPN’s, localizadas estrategicamente na divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na borda do Parque Nacional do Pantanal. “Os recursos gerados pelo Programa de Ecoturismo têm como destinação a manutenção das reservas da Fundação Ecotrópica, garantindo sua conservação. O turismo aliado à conservação é uma forma responsável de se alcançar o desenvolvimento sustentável”, diz Cássia Ayoub, gerente-administrativa da Fundação Ecotrópica.

O conjunto de áreas protegidas pelas Reservas Acurizal, Penha e Dorochê, com cerca de 55.000 hectares e o Parque Nacional do Pantanal (com 130.000 ha), forma a maior área contínua de proteção do pantanal. A importância desta área foi reconhecida pela UNESCO, como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera do Pantanal e declarada como Sítio do Patrimônio Natural Mundial.

Toda a exuberância desta região está agora acessível a visitantes e pesquisadores, por meio do Programa de Ecoturismo. Conhecer a realidade do Pantanal e sua fauna e flora, conhecer os trabalhos de pesquisa e conservação, interagir com a natureza em um ambiente rústico e confortável são os caminhos que o visitante irá encontrar na Reserva Acurizal, que tem capacidade para acomodar grupos de até 15 pessoas.

“Trabalhamos para promover um turismo mais responsável na região do Pantanal por meio de iniciativas como esta: parcerias locais que envolvem o estabelecimento de boas práticas no setor privado, com estímulo à certificação e apoio ao planejamento e gestão do turismo em áreas naturais protegidas”, explica Sérgio Salvati, coordenador do Programa de turismo e meio ambiente do WWF-Brasil.

A quarta edição da Amazontech começou na última segunda-feira (16), em Cuiabá (MT). Durante cinco dias, representantes de nove estados brasileiros e de nove países (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, além do Brasil), que integram a Amazônia Legal discutiram a promoção de negócios na região, com foco no respeito à natureza.

O evento, promovido pelo Sebrae em parceria com instituições como a Embrapa e o governo do Estado do Mato Grosso, deverá receber a visita de aproximadamente 30 mil pessoas e tem expectativa dos organizadores de gerar negócios na casa de R$ 20 milhões.

Mais informações sobre o produto de ecoturismo da Reserva Acurizal podem ser obtidas na Fundação Ecotrópica pelo telefone (65) 3052-6615 ou pelo e-mail ecoturismo@ecotropica.org.br . (WWF-Brasil)