Está sendo lançado neste sábado(21), no Paraná, o programa Irrigação Noturna. Utilizando o sistema de irrigação durante a madrugada os agricultores poderão aumentar a produtividade de sua lavoura e a renda, já que irão utilizar a energia elétrica e a água de forma racional e eficiente. “A meta é reduzir o uso da energia nos horários de pico, pois utilizando-a nesse horário alternativo é possível racionalizar a demanda e o agricultor economiza pagando tarifas com descontos de até 70% na conta de luz, referente ao gasto com irrigação”, explica o Secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessuti.
Agricultores que já têm suas terras irrigadas vão ser incentivados a transferir a atividade para o período entre 21h e 6h.
.
O programa possibilita que a energia gerada pela Copel seja utilizada no período noturno, quando o consumo cai. Até 2006 deverão ser beneficiados 30 mil agricultores, numa área de 50 mil hectares.
De acordo com o agrônomo da Secretaria da Agricultura responsável pelo projeto, José Tarciso Fialho, está prevista a construção de 16 Centros Tecnológicos de Irrigação, com o objetivo de fomentar a pesquisa na área.
Podem receber os benefícios todos os agricultores do Estado que queiram utilizar a eletricidade para a irrigação noturna. Eles vão ter descontos de 60 a 70%, dependendo da característica do atendimento, além de receber informações e treinamento sobre técnicas de irrigação.
Os agricultores inscritos no programa receberão até 200 metros de rede de energia elétrica e complementação de até 600 metros de rede gratuita, e o restante com 50% de auxílio. Vão ainda poder parcelar em até 24 meses, sem juros, as instalações para a medição de energia, além de facilidade de crédito para a compra e instalação dos equipamentos, conforme critérios definidos pelo agente financeiro.(Radiobras)