A cidade de Port Blair, capital das ilhas indianas de Andaman e Nicobar, distanciou-se mais de um metro de sua posição anterior devido aos maremotos ocorridos no oceano Índico no dia 26 de dezembro de 2004, informou neste sábado (15), a agência PTI.
A agência de notícias indiana, que cita o diretor do Serviço Topográfico de seu país, Prthvis Nag, assinala que a posição da cidade variou em 1,15 metro para sudeste e que sua altitude em relação ao nível do mar caiu 25 centímetros.
A longitude e a latitude exatas das ilhas, situadas entre os 6 e os 14 graus norte e os 92 e 94 leste, no sudeste do golfo de Bengala, “terão que ser redefinidas com os dados que obtivermos depois de estudar a topografia de sua superfície”, acrescentou Nag.
Dos 20 pontos de controle que o Serviço Topográfico indiano tem nestas ilhas, Nag acha que “será necessário mudar quatro ou cinco”, entre eles o de Indira Point, em Grande Nicobar, que marca o extremo sul dos arquipélagos e que era o mais próximo do epicentro dos maremotos, que atingiram 9 graus na escala Richter, o maior nível registrado na história.
Depois do grande movimento sísmico de 26 de dezembro, as ilhas Andaman e Nicobar, situadas a cerca de 1.200 quilômetros a leste do litoral continental oriental indiano, muito próximas ao epicentro do maremoto, que teve lugar no norte de Sumatra, registraram pelo menos 130 réplicas, algumas de mais de 6 graus Richter. (Agência EFE)