A região metropolitana de Porto Alegre (RS) teve o dia mais quente dos últimos 19 anos nesta segunda-feira (31), durante o encerramento da 5ª edição do Fórum Social Mundial. Conforme a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, o calor registrado no Rio Grande do Sul está entre os mais intensos das últimas décadas.
A temperatura máxima no Vale dos Sinos alcançou 40,9 graus à sombra no centro meteorológico, em Campo Bom. “Entretanto, com a umidade relativa do ar de 45% e a ausência de vento, a sensação térmica (índice de calor) chegou a 54 graus na região”, explica o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall. Já em São Leopoldo, o instituto registrou 39,4 graus à sombra.
A temperatura de 40,9 graus de segunda-feira é a maior registrada na Grande Porto Alegre desde janeiro de 1986, quando os termômetros marcaram 41,3. Ela superou a marca de 40,3 alcançada na primeira quinzena de janeiro deste ano que havia quebrado o recorde de 1991. O recorde absoluto, contudo, no Vale dos Sinos, na região metropolitana, continua sendo o de 16 de novembro de 1985, quando a temperatura máxima alcançou 41,9 graus à sombra.
Nachtigall explicou que nesta terça-feira (1) haverá um acentuado declínio de temperatura, que deve se intensificar a partir de amanhã (02). “Ar muito frio acompanha a frente e Buenos Aires já está com chuva e apenas 13 graus. O tempo fica instável no Rio Grande do Sul hoje e quarta-feira, mas o sol retorna à maioria das regiões na quinta-feira”, garantiu. (Shirley Prestes / Agência Brasil)