Tilápia é tema de seminário em Propriá/SE

Indicar caminhos para que o impulso comercial da tilápia (Tilapia rendali) do Baixo São Francisco seja o maior possível, é o objetivo do 1º Seminário de Marketing da Tilápia do Baixo São Francisco, que acontece nos dias 16 e 17 de fevereiro, no município de Propriá (SE), com ampla participação de produtores e empreendedores da cadeia produtiva da piscicultura da região.

Estão sendo buscadas parcerias e recursos do governo federal, através da SEAP/PR – Secretaria Nacional de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República e da Secretaria da Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, no sentido da viabilizar novas e rentáveis alternativas de renda para as comunidades do Baixo São Francisco.

O Seminário, que reúne especialistas de todo o Brasil e do Uruguai, é uma promoção da Codevasf/SE – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e da Infopesca – Centro para Serviços de Informações de Produtos Pesqueiros na América Latina e Caribe, com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Prefeitura Municipal de Propriá e da Câmara Setorial de Aqüicultura do Baixo São Francisco.

Segundo o superintendente Substituto da Codevasf, Pedro Lessa, “a empresa está investindo no pleno funcionamento de todos os elos da cadeia produtiva da piscicultura no Baixo São Francisco, para fortalecer esta atividade econômica”.

Em quatro módulos, serão abordados e discutidos temas como marketing pesqueiro, criação e processamento de tilápia da região do baixo São Francisco, o arranjo produtivo local da piscicultura, legislação e importância da marca, mercado, comercialização, distribuição, associativismo e planejamento estratégico do marketing pesqueiro.

Concluindo a construção da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Propriá e tendo capacitado, no último trimestre, 120 produtores no cultivo de pescado e 40 pessoas na filetagem, a Codevasf/SE espera alavancar a produção da tilápia na região, que possui vocação para a piscicultura e características únicas, em função da boa qualidade de suas águas. (Codevasf)