Justiça garante salário para pescadores afetados por vazamento de óleo em rios fluminenses

A Justiça do Rio de Janeiro garantiu nesta sexta-feira (29) o pagamento de um salário mínimo mensal aos pescadores afetados pelo vazamento de 100 mil litros de óleo diesel nos rios de Itaboraí e Guapimirim. O ressarcimento deverá ser feito pela empresa FCA – Ferrovia Centro Atlântica, operadora da linha responsável pelo trem que descarrilou, no último dia 26, provocando o acidente ambiental.

Os pescadores e catadores de caranguejo receberão o benefício enquanto o dano ambiental não for eliminado e o exercício da pesca estiver impedido. Somente serão ressarcidos os trabalhadores que estiverem cadastrados na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Itaboraí.

A FCA já havia sido multada em R$ 10 milhões pelo acidente e obrigada a recompor os danos ambientais causados pelo vazamento. Na quinta-feira (28), a juíza Perla Lourenço Corrêa, da Comarca de Itaboraí, determinou que a empresa retirasse, no prazo de 48 horas, o óleo da região, evitasse seu avanço e desse abrigo às famílias atingidas, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 100 mil. (Vitor Abdala/ Agência Brasil)