A Petrobras e a Eletrobrás assinaram nesta quarta-feira (21) um acordo de cooperação estratégica para desenvolver estudos e projetos na área de energia elétrica no Brasil e no exterior. O acordo visa equacionar o atendimento às necessidades energéticas do país, combinando o uso do gás natural, dos demais combustíveis fósseis e de outras fontes de energia, como a hidrelétrica e a nuclear.
Segundo nota da Petrobras, no acordo, as duas empresas se dispõem a compartilhar as informações referentes ao desenvolvimento, à implementação e à operação dos projetos. O acordo prevê a constituição de um conselho diretor, com a participação de cinco representantes de cada uma das estatais e abre “a possibilidade de participação de terceiros no desenvolvimento dos estudos e dos projetos, desde que haja consenso entre as empresas”.
O acordo prevê também que os centros de pesquisa da Petrobras (Cenpes) e da Eletrobrás (Cepel) e dos programas de conservação de energia das duas empresas (Procel e Conpet) trabalhem na integração dos projetos a serem desenvolvidos.
A assinatura aconteceu em Brasília (DF), no Ministério de Minas e Energia. Estavam presentes o ministro Silas Rondeau e os presidentes da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e da Eletrobrás, Aloísio Vasconcelos. (Nielmar de Oliveira/ Agência Brasil)