JACARTA- Fontes do Ministério da Saúde indonésio anunciaram, nesta quarta-feira, a morte de uma mulher de 25 anos por gripe aviária, segundo o resultado das análises locais. Segundo o funcionário Sumardi, novas amostras da falecida serão analisadas no laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Hong Kong e os resultados definitivos serão conhecidos em vários dias.
Em caso de confirmação, seria a oitava morte por gripe aviária neste país do sudeste asiático, que nas últimas semanas aumentou os mecanismos de supervisão da doença.
Um grupo de cientistas, em colaboração com a OMS, passaram semanas tomando amostras de pessoas e aves na ilha de Bali para analisar as conseqüências do estreito contato entre pessoas e animais na ilha e ver se alguns de seus habitantes desenvolveram defesas naturais ao vírus da gripe aviária.
Por outro lado, cerca de mil estudantes de Veterinária recolheram amostras de aves nas ilhas de Java, Sumatra e Bornéu para controlar a expansão da doença e detectar possíveis mutações no vírus.
O vírus H5N1 é transmitido apenas por contato direto com animais, mas a OMS adverte que uma mutação do vírus que o tornasse transmissível entre humanos poderia desencadear uma grave pandemia.
Desde a reaparecimento da gripe aviária no final de 2003, 133 pessoas foram afetadas no Sudeste Asiático, sendo que 68 morreram.
Fonte: JB On Line