China retira título “ecológico” de dez cidades

Pequim – Dez cidades chinesas que até agora eram consideradas “ecológicas” pelo governo de Pequim perderam esse título, porque não passaram pelos testes da Administração Estatal de Proteção Ambiental, informou a imprensa oficial chinesa. As localidades de Haikou, Daqing, Rongcheng, Wendeng, Ningbo, Shenzhen, Suzhou, Taicang, Yantai e Liuzhou “terão que melhorar seus trabalhos ambientais se quiserem entrar de novo na lista”, segundo o órgão, equivalente a um Ministério do Meio Ambiente.

Na lista, elaborada no ano passado e que incluía 44 cidades, Haikou era considerada uma das “cinco cidades mais ecológicas do país”, enquanto que Suzhou estava entre as 10 cidades “com melhores métodos para o controle da poluição”. Nesse estudo considerou-se que as 10 cidades mais poluídas da China eram Linfen, Yangquan e Datong – as três em Shanxi, província do norte conhecida por sua produção de carvão -, Shizuishan, Sanmenxia, Jinchang, Shijiazhuang – capital provincial de Hebei, também no norte -, Xianyang, Zhuzhou e Luoyang.

O rápido desenvolvimento da China nas últimas três décadas não foi acompanhado por uma preocupação pelos problemas ambientais, o que se traduziu em fenômenos como a poluição da água – que afeta 70% dos rios e lagos -, a desertificação e a chuva ácida.