Cerca de 18,9 mil quilômetros quadrados foram desmatados na Amazônia entre agosto de 2004 e julho de 2005. O número é 30% menor que os 27,2 mil quilômetros registrados no período anterior de 12 meses (entre agosto de 2003 e julho de 2004). Os dados foram obtidos por satélites do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que realizou a medição em 87% da região amazônica.
A divulgação foi feita nesta segunda-feira (6), pelos ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo os ministérios, foi registrada uma queda acentuada do desmatamento nas áreas próximas à rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163).
Segundo Marina Silva, nesta região, houve uma intervenção do governo federal por meio das fiscalizações do Plano de Combate ao Desmatamento. Os números indicam ainda um crescimento do desmatamento no sudeste do Pará e no sul do Amazonas. Ainda de acordo com os ministérios, há uma margem de erro, em que a área pode ser 5% maior ou menor. (Fernanda Muylaert e Mylena Fiori/ Agência Brasil)