Aquecimento do ar é detectado na Antártica

O ar sobre a Antártica está se aquecendo ainda mais rápido que em outras partes do mundo, de acordo com uma análise de 30 anos de dados de balão meteorológico. Enquanto o aquecimento da superfície foi registrado em algumas partes da Antártica, esse é o primeiro relatório das mudanças climáticas em grande escala de todo o continente, segundo divulga a Pesquisa Britânica da Antártica na edição de sexta-feira (31) da revista Science.

Os dados de balão meteorológico mostram um aumento na temperatura entre 0,9 e 1,3 graus por década durante os últimos 30 anos. Por contraste, a média da temperatura ao redor do mundo aumentou 0,2 graus por década nesse período, de acordo com o artigo.

Registros detalhados de balões meteorológicos lançados de nove estações ao redor do continente, incluindo arquivos russos, se tornaram acessíveis apenas recentemente, disseram os pesquisadores.

A equipe de pesquisa, liderada por John Turner, reportou que não poderiam fornecer uma causa definida para o aquecimento, mas adicionou que os aumentos observados são o que se esperaria como resultado do aquecimento causado pelos efeito estufa, que prende o calor do Sol na atmosfera. (AP/ Estadão Online)