Uma forte massa de ar polar avançou sobre as regiões Sul e Centro-Oeste do País durante a madrugada desta terça-feira (2), derrubando as temperaturas desde Santa Catarina até o Mato Grosso do Sul. No litoral paulista, a passagem da frente fria deixou quase todas as praias com céu nublado. Nuvens baixas provocaram chuva fraca no Guarujá, o que deve se repetir nas praias de Caraguatatuba e Ubatuba, no Litoral Norte, segundo informou a Climatempo.
Na região serrana catarinense, a temperatura foi de apenas 3 graus ao amanhecer. Mas com o vento forte, associado à presença de um ciclone extratropical no mar, a sensação térmica foi de 11 graus negativos em São Joaquim. No oeste de Santa Catarina e do Paraná, os termômetros amanheceram na casa dos 6 graus. Houve geada em algumas áreas entre o Planalto do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná.
A umidade vinda do vento do mar deixou o tempo nublado em Porto Alegre nesta manhã. Apesar de os termômetros indicarem 14 graus no aeroporto Salgado Filho, o vento de aproximadamente 35 quilômetros por hora causa a sensação térmica de 5 graus.
Em Presidente Prudente, no oeste de São Paulo, foi registrada a madrugada mais fria do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia marcou a temperatura mínima de 12,2 graus. A previsão é que a madrugada de amanhã, quinta-feira, seja ainda mais fria. Em Mato Grosso do Sul, os termômetros despencaram para 10 graus em Campo Grande, também a menor do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. (Estadão Online)