Vírus da gripe aviária tem 144 variantes, dizem cientistas

O vírus responsável pela gripe aviária tem ao menos 144 variantes com potencial para causar uma pandemia global desta doença. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3), em Cingapura, durante um evento realizado para debater o problema.

“É perigoso concentrarmos nosso foco apenas no H5N1. Este vírus, responsável por 113 mortes em todo o mundo, é apenas uma das 144 variantes que representam uma ameaça à saúde”, afirmou o cientista Hiroshi Kida, da Universidade de Hokkaido, no Japão.

A diferente combinação de proteínas com o vírus explica a grande quantidade de variantes. “Nenhuma destas combinações pode ser descartada quando consideramos a causa de futuras pandemias”, continuou o especialista.

Todas estas variantes, afirma a agência de notícias Reuters, já se manifestaram em patos – mesmo infectados, estes animais muitas vezes não mostram sintomas da doença.

Em 2003, uma epidemia causada pela variante H7N7 infectou 89 pessoas na Holanda e matou uma. Também já houve registros das variantes H9N2, H7N2 e H7N3, entre outras.

Atualmente, a maior preocupação está relacionada ao vírus H5N1 por sua rápida capacidade de propagação – além de matar 113 pessoas, ele já infectou ao menos 200 milhões de aves em todo o mundo.

“Se este vírus causar uma pandemia, será que ele perderá força depois de um tempo (como acontece com alguns tipos de gripe)? Acho que esta é uma possibilidade otimista demais para ser considerada”, afirmou o virologista Malik Peiris, também presente no evento de Cingapura. (Folha Online)