Primeiro laboratório de maricultura é inaugurado no Nordeste

O primeiro laboratório de maricultura (produção em cativeiro de crustáceos) do Nordeste entrou em funcionamento na última sexta-feira (12), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A unidade foi construída com recursos da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, que investiu R$ 150 mil na obra.

Segundo o reitor da UFRPE, Valmar Corrêa, o laboratório vai dar suporte aos pescadores, disponibilizando novas tecnologias que tornem a produção mais eficiente e lucrativa. Já para o professor Fábio Hazin, do departamento de Pesca, o investimento do governo federal representa um avanço para o desenvolvimento do setor pesqueiro e a melhoria da qualidade de vida das comunidades de pescadores.

Cerca de 30 professores e estudantes vão trabalhadr nas instalações do laboratório realizando pesquisas voltadas à produção de três milhões de sementes de ostras por mês, de alta qualidade genética, para ampliar o desenvolvimento da maricultura nas comunidades costeiras do Nordeste.

De acordo com o coordenador-geral do Programa Nacional de Maricultura, Felipe Suplicy, a produção de crustáceos em cativeiro vem se expandindo rapidamente em todos os estados, principalmente das regiões Sul e Sudeste.

(Fonte/; Márcia Wonghon / Agência Brasil)