A Inglaterra sofre com a pior seca do século, que poderia obrigar milhões de usuários a formar longas filas para conseguir água potável, informaram fontes locais nesta terça-feira (16).
A companhia Thames Water, responsável pelo fornecimento de água potável a 8 milhões de pessoas em Londres e redondezas, foi orientada pelas autoridades a declarar estado de emergência devido à seca.
As empresas Southern Water e Mid Kent Water, que fornecem água a milhões de pessoas no sul da Inglaterra, já implementaram as restrições.
Sob as novas medidas, as pessoas que desperdiçarem água poderão ter que pagar multas de até US$ 9.000.
As autoridades também proibirão a utilização de água para encher piscinas ou o uso excessivo de água para regar jardins de parques ou espaços públicos, campos de golfe e de futebol enquanto a situação não melhorar.
Além disso, exigem que os lava-rápido automáticos reciclem a água utilizada na lavagem dos automóveis. As zonas mais atingidas são o centro, leste e sul da Inglaterra, que registram a pior seca do século.
A Associação de Horticultores britânicos indicou que a redução do fornecimento de água poderia custar quase US$ 550 milhões ao ano para o setor. (Ansa/ Folha Online)