A OMS – Organização Mundial da Saúde divulgou nesta terça-feira (30) os detalhes de um plano para conter uma possível pandemia da gripe aviária, caso a doença comece a ser transmitida de humano para humano. A principal estratégia é o uso em massa do antiviral Tamiflu.
Segundo a organização, este plano só terá sucesso se as pessoas da zona de risco – região onde este tipo de transmissão for identificada – receberem altas doses do medicamento nas três semanas seguintes à identificação da doença.
“O sucesso para conter este vírus está diretamente ligado ao tempo”, diz um relatório da organização. Este documento tem como base recomendações de 70 especialistas internacionais que se reuniram em março.
Por conta da importância do tempo, os países devem notificar a OMS em até 24 horas, caso suspeitem de contaminação da gripe aviária de humano para humano. Um laboratório da organização terá outras 24 horas para confirmar uma possível mutação do vírus.
A Organização Mundial da Saúde conta com um estoque de Tamiflu suficiente para 3 milhões de tratamentos – esta quantidade foi doada pela farmacêutica Roche. Se a organização acionar a companhia suíça, a empresa deverá mandar o medicamento em até 24 horas para o aeroporto mais próximo do foco. (Folha Online)