Junho é o mês de aniversário da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (MG). Na comemoração dos 15 anos de história, a FZB-BH oferece uma programação recheada de atrativos para toda a família se divertir, aprender e interagir com a natureza. O Parque Ecológico da Pampulha, mais um espaço de lazer, cultura e educação, inaugurado em 2004, recebe uma série de atividades no próximo domingo, dia 04 de junho, de 10h às 14h. Para comemorar seus dois anos de existência e os 15 anos da Fundação Zoo-Botânica de BH, oficinas e um show animarão o público que passar pelo Parque.
Uma parceria com a Fundação Municipal de Cultura, por meio da Contrapartida da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, oferece o Show do “Grupo Aruê das Gerais”. A apresentação do grupo é a união de instrumentos de percussão com a dança Afro-brasileira. A SLU/PBH – Secretaria de Limpeza Urbana apresenta uma Oficina de Reciclagem com garrafas PET. Os interessados serão acompanhados por monitores, que ensinarão como confeccionar peças de bijouterias com o material reciclável.
O Centro Universitário Newton Paiva traz várias oficinas para completar a festividade. Oficinas de Recreação com os alunos do curso de Turismo serão as atrações para a criançada. A meninada se divertirá com massinha, barangandão arco-íris e bichinhos de balão. A turma de Odontologia oferece a Oficina de Saúde Bucal, com escovação e outras lições para deixar a boca bonita e sadia.
A entrada é gratuita. O Parque Ecológico da Pampulha, da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000 – Pampulha. O telefone para informações é o (31) 3277-7439. Para a imprensa, o telefone é (31) 3277-7191.
Zoo-Botânica – A Fundação Zoo-Botânica foi criada em 1991 e herdou uma história de mais de 30 anos, uma vez que passou a administrar, além do Jardim Zoológico, existente desde 1959, o Jardim Botânico e as ilhas da Lagoa da Pampulha, hoje Parque Ecológico da Pampulha, com o objetivo de despertar nas pessoas uma convivência harmônica com o meio em que vivem. A FZB-BH é a segunda maior área verde pública de BH e recebe, anualmente, mais de 1 milhão de pessoas. Para isso, mantém projetos educativos, científicos e culturais contribuindo para a preservação da fauna e da flora, e para a formação do cidadão. Segundo Evandro Xavier, presidente da Zoo-Botânica, “a área de visitação da instituição constitui espaço ideal para o lazer e melhor conhecimento da natureza”.
A missão da FZB-BH é “contribuir para a conservação da natureza, realizando ações de educação, pesquisa e lazer, que sensibilizem as pessoas para o respeito a vida”. (Ascom Zoo-Botânica)