Especialistas concordam sobre necessidade de frear mudança climática

A comunidade científica está de acordo com a importância de as emissões dos gases causadores do efeito estufa serem “reduzidas significativamente”, destacou o australiano John Church, diretor de um encontro sobre este tema que terminou neste sábado em Paris.

Cerca de 160 especialistas do mundo em mudança climática analisaram desde terça-feira as causas do aumento do nível do mar na sede da Unesco na capital da França.

As principais conclusões foram que “existe um consenso” sobre a “ameaça” representada pelo aumento do nível do mar, parcialmente originado pelo derretimento das camadas polares, destacou Church, climatólogo do Centro de Pesquisa Marinha CSIRO da localidade australiana de Hobart.

“Mesmo que ocorram reduções significativas (de gases causadores do efeito estufa), continuaremos sofrendo com o derretimento durante décadas e séculos”, alertou Church, que não quis valorar o nível de compromisso da comunidade internacional diante deste desafio.

Sobre as teorias que questionam a importância da ação humana no aquecimento global, o especialista ressaltou que “existe um consenso geral” na comunidade científica sobre a “significativa contribuição” da atividade do homem para o efeito estufa.

O nível dos mares do planeta aumentou entre dez e vinte centímetros nos últimos cem anos, segundo o terceiro relatório do Grupo Intergovernamental de Mudança Climática, lembrou a Unesco.

(Fonte: Efe / Folha online)