A Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente iniciou no estado do Maranhão a primeira oficina estadual da chamada pública Mapeamento de Potenciais Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis. Como resultado do encontro, realizado no mês de julho, serão constituídos três Coletivos Educadores nas regiões de Imperatriz, Baixo Parnaíba, Ilha de São Luís e no município de Alcântara. Participaram das oficinas cerca de 60 pessoas, entre representantes de instituições públicas federal, estadual e municipais, e entidades da sociedade civil.
O Coletivo Educador da ilha de São Luís inicialmente irá atuar com a Formação de Educadores Ambientais Populares na comunidade de Alcântara. Para isso, até setembro será firmado um convênio entre o MMA e a Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alcântara para a formação de Educadores Ambientais e construção da Agenda 21 Local em Alcântara. A Formação será uma das primeiras atividades desenvolvidas pelo Coletivo Educador de São Luís e Alcântara. Essas ações estão inseridas na proposta de Enraizamento da Educação Ambiental desenvolvida pela Diretoria de Educação Ambiental do MMA.
No encontro foi definida uma agenda para elaboração de propostas de trabalho para a chamada pública. O prazo para envio de propostas é 9 de setembro. O objetivo da chamada é selecionar projetos para inclusão no Cadastro Nacional de Coletivos Educadores. A meta da Diretoria de Educação Ambiental é promover a formação de 300 Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis. A chamada pública pode ser consultada em www.mma.gov.br/ea. (Gerusa Barbosa/ MMA)