A tempestade tropical Lane, que ameaça os estados do Pacífico mexicano, pode se transformar em furacão nas próximas horas, informou nesta sexta-feira (15) o SMN – Serviço Meteorológico Nacional.
A Lane tem ventos máximos sustentados de aproximadamente 110 km/h, com rajadas de até 140 km/h, equiparáveis às de um furacão de categoria um na escala Saffir Simpson (que vai de um a cinco).
A tempestade se encontra 145 quilômetros ao sudoeste de Puerto Vallarta, no Estado de Jalisco, e a 210 quilômetros ao oeste-noroeste de Manzanillo, no estado de Colima, ambos no litoral do Pacífico.
A tempestade Lane mantém uma trajetória semelhante a do furacão John, que entre agosto e setembro atingiu a península de Baja Califórnia, no México.
Segundo o relatório do SMN das 13h (de Brasília) desta sexta-feira, o índice de periculosidade da tempestade é “moderado”, e os Estados que podem sofrer seus efeitos são Baja Califórnia Sur, Sinaloa, Nayari, Jalisco, Colima, Michoacán e Guerrero, todos no litoral do Pacífico.
Lane já causou a morte de uma criança de 10 anos no Estado de Guerrero, enquanto a Defesa Civil do estado de Michoacán informou que 2 mil pessoas estão temporariamente desabrigadas. (Efe/ Estadão Online)