Construção de metrô em Xian preocupa cientistas

A cidade de Xian, no centro da China, origem dos famosos guerreiros de terracota, iniciou a construção de sua primeira linha de metrô, que atravessará seu valioso centro histórico, segundo informou a Rádio Internacional da China.

Os responsáveis pela obra, no entanto, procuraram tranqüilizar a comunidade científica. Eles garantiram que a linha, que vai do norte ao sul da cidade, passando sob os alicerces da Torre do Sino e da antiga muralha da cidade, ambas construídas no fim do século XIV, não destruirá as relíquias históricas.

“Um dos pontos mais importantes é garantir que a linha não danifique nosso patrimônio cultural”, declarou Hou Rongjie, diretor do escritório encarregado da construção. Ele afirmou que durante as obras será usado um sistema especial para evitar vibrações que afetem os alicerces. Mas não esclareceu quais serão as medidas caso que sejam descobertos novos sítios arqueológicos na cidade, que foi capital do império durante 13 dinastias.

Em sua campanha de modernização, a China já apresenta vários antecedentes de atentados contra o patrimônio histórico. Um deles foi a demolição, em 1965, da muralha da cidade de Pequim, que datava do século XV, para a construção de uma estrada e uma linha de metrô. (Efe/ Estadão Online)