O JBRJ – Jardim Botânico do Rio de Janeiro completará 200 anos em 2008, e para comemorar a data, a produtora Repórter Ecológico está realizando um Livro e um DVD sobre a instituição.
O projeto JB 200 Anos, uma parceria entre a produtora e o JBRJ, tem o objetivo de editar livro e produzir DVD em comemoração ao seu bicentenário. A finalidade é que a sociedade brasileira possa conhecer melhor, não só a beleza da flora do parque, mas a extraordinária riqueza de que é constituído o acervo histórico, científico e cultural da instituição, uma das mais antigas do Brasil.
O livro e o DVD irão focar desde a época da inauguração do Jardim Botânico – quando D. João VI, em 1808, escolheu uma área de Mata Atlântica de natureza exuberante, para aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais, chamando de Jardim de Aclimação – até as atividades desenvolvidas atualmente.
As sessões de fotografias e as gravações em vídeo serão realizadas no período de um ano. A intenção é captar belas imagens das espécies vegetais encontradas no orquidário, bromeliário, cactário, nos lagos e em todo o arboreto, que reúne cerca de 9 mil plantas originárias de diferentes partes do mundo. Monumentos históricos e obras de arte existentes no JBRJ, além de atividades culturais, como cursos e exposições, também serão registrados durante o período.
O livro e DVD, pretendem destacar também a outra face do Jardim Botânico desconhecida do público: expedições científicas, projetos de pesquisas em andamento e as valiosas coleções que abrigam acervo de valor inestimável, como a Xiloteca, com cerca de
8200 amostras de madeira, o herbário, com 450 mil exemplares de plantas dissecadas e a biblioteca, uma das mais completas, constituída por 108.700 volumes, dos quais 3.000 são obras raras. O JBRJ guarda, ainda, um arquivo histórico com milhares de negativos fotográficos e documentos, que registraram a visita de pesquisadores e personalidades à instituição, entre elas, Albert Einstein e a Rainha Elisabeth da Inglaterra.
Através dos anos, o Jardim Botânico consagrou-se como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o livro e o DVD vão mostrar os visitantes diários, cariocas e turistas, e a rica fauna silvestre que habita o parque, além de documentar o trabalho especializado para a manutenção da flora.
O livro Jardim Botânico – 200 Anos, com 224 páginas, e ilustrado com 200 fotografias, terá como autor do texto o renomado poeta, jornalista e escritor Affonso Romano de Sant’Anna e fotografias de Luiz Claudio Marigo, destacado fotógrafo de natureza que publicou livros em parcerias com Thiago de Mello, Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade. O livro será editado pela Marigo Comunicação.
O DVD conterá um vídeo-documentário e opção de visita virtual ao Jardim Botânico. O vídeo permitirá utilizar como recurso ilustrativo a projeção de trechos de filmes de época e fotos antigas do arquivo do JBRJ, entremeada com depoimentos de personalidades, especialistas e pesquisadores do instituição. Entre estes, Liszt Vieira, atual presidente do Jardim Botânico, Adelmar Coimbra Filho, pesquisador, especialista em Mata Atlântica, conhecedor do parque e de antigos diretores da instituição. Participará do roteiro do vídeo o jornalista Marcos Sá Corrêa, autor de livros como a biografia de Oscar Niemeyer, o ator Paulo Goulart, com a narração, entre outros.
O projeto Jardim Botânico – 200 Anos é uma iniciativa da produtora Repórter Ecológico e coordenação de Ricardo Hanszmann. Com lançamento previsto para janeiro de 2008, o projeto receberá recursos na forma de patrocínio para a sua realização e o patrocinador terá os benefícios de isenção fiscal permitidos pela Lei Rouanet, Lei Estadual do ICMS ou Lei Municipal de Incentivo à Cultura de acordo com a forma de arrecadação da empresa.
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, já conhecido internacionalmente como centro de pesquisa, é uma parte viva da história do Brasil. A realização deste projeto, ao resgatar a memória do Jardim Botânico, tornar públicas suas atividades e toda a riqueza de seu acervo, será uma importante contribuição à ciência, à história e à cultura brasileiras. (Ricardo Hanszmann/ Projeto JB 200 Anos)