Diversas organizações da sociedade civil de Rondônia estão se organizando para criar um fórum de discussões sobre a implantação do complexo hidrelétrico do Rio Madeira, que o grupo Furnas Centrais Elétricas pretende instalar, com a construção de duas usinas em Santo Antônio e Jirau, em Rondônia. As unidades têm capacidade prevista de 6.400 megawatts (MW).
Em nota, as organizações argumentam que “após as audiências públicas de Jacy-Paraná (RO) e Porto Velho (RO), ficou claro que não há espaço real de participação e fiscalização popular no processo de viabilização dos empreendimentos”.
Na semana passada, duas audiências foram adiadas por liminar movida pelas organizações contra Furnas e o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, cujos estudos de impacto ambiental apresentariam deficiências.
Mas uma nova liminar deu parecer favorável ao Ibama e foram realizadas duas das quatro audiências previstas. No sábado (18), as organizações promoverão seminário em Porto Velho para discutir com a sociedade e apresentar alternativas de acesso da população às informações sobre a construção das usinas. (Raquel Mariano/ Agência Brasil)