Um vídeo-documentário sobre o manejo participativo comunitário da pesca na Amazônia está sendo realizado pelo ProVárzea/Ibama – Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, em parceria com a produtora Repórter Ecológico. A iniciativa pretende mostrar todas as etapas dessa atividade que tem contribuído para a preservação dos recursos pesqueiros e para a melhoria da qualidade de vida do ribeirinho.
O documentário vai apresentar dois projetos pilotos do ProVárzea/Ibama. Um deles localizado no município de Santarém (PA), onde o projeto apóia a Colônia de Pescadores Z-20. Outro em Fonte Boa (AM), onde acontece o manejo do pirarucu, feito junto com a prefeitura local e o IDSFB – Instituto de Desenvolvimento Sustentável Fonte Boa.
Depoimentos dos principais atores envolvidos compõem o vídeo, que foca o manejo da pesca através da ótica dos pescadores locais, moradores das comunidades ribeirinhas, donos de barcos pesqueiros, comerciantes, representantes de ONGs e outras instituições. A proposta é mostrar o processo do manejo participativo da pesca desde o fortalecimento organizacional das instituições representantes de pescadores (Colônia e Associação) até a comercialização do pescado, passando pelas etapas da contagem do pirarucu, zoneamento dos lagos, elaboração de acordos de pesca, que envolve todos os atores do processo do manejo e a posterior aprovação do Ibama.
O lançamento está previsto para novembro, com uma tiragem de mil DVDs. O objetivo do ProVárzea/Ibama é utilizá-lo para promover o manejo dos recursos pesqueiros entre outras comunidades, organizando a pesca na Amazônia. O documentário vai ser exibido em canal de televisão, com transmissão via satélite, alcançando comunidades do interior que ainda não fazem parte do projeto. As cópias do vídeo serão distribuídas gratuitamente para associações de pescadores, prefeituras, instituições governamentais, ONGs, e outros que trabalham com os recursos naturais da várzea, principalmente a pesca. (Amazônia.org)