A partir da meia noite do dia 30 de dezembro, o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico dará início ao esquema especial para prevenir a falta de energia na virada do ano em municípios do litoral brasileiro.
Até às 7 horas do dia dois de janeiro, o Rio de Janeiro e cidades da região dos Lagos vão receber um reforço junto com Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), municípios da Baixada Santista e cidades litorâneas do Rio Grande do Sul.
O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, explicou que o objetivo do plano não é elevar a produção de energia para essas cidades, já que não existe um aumento generalizado de consumo elétrico na virada do ano.
“Isso ocorre apenas nas localidades onde tradicionalmente há uma grande aglomeração de pessoas, principalmente na orla. Nas outras partes o consumo até diminui, já que as pessoas não costumam ficar de casa”, disse Chipp. “O foco principal estará na cidade do Rio de Janeiro, onde os shows de Copacabana atraem dois milhões de pessoas. Imagina a conseqüência de um apagão. É isso que queremos evitar”.
As medidas englobam a preparação das termoelétricas para um aumento imediato da capacidade de geração de energia, caso haja necessidade, e o controle da carga de energia que passa pelos grandes troncos e que suprem essas localidades litorâneas, “para evitar que, havendo problema, ele acabe provocando o desligamento”.
Segundo Chipp, nesses locais, as distribuidoras de energia vão aumentar as equipes de plantão designadas para a manutenção e atendimento em um volume definido por cada uma delas e vão evitar manutenções nos sistemas durante todo esquema especial.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico é responsável pelo controle da operação nas instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN – Sistema Interligado Nacional, sob a fiscalização e regulação da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. (Aline Beckstein/ Agência Brasil)