O aquecimento global está provocando o derretimento das geleiras eternas em regiões tropicais, colocando sob ameaça o abastecimento de água para milhões de pessoas, segundo advertiram pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio.
A advertência foi feita durante o encontro anual da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), em São Francisco.
Segundo os pesquisadores, a geleira Qori Kalis, no Peru, pode perder metade de seu tamanho nos próximos 12 meses e desaparecer completamente em cinco anos.
A geleira estaria perdendo cerca de 60 metros ao ano atualmente, contra uma média de um metro ao ano durante os anos 1960.
O derretimento das geleiras estaria afetando também outros países andinos – Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia.
Os pesquisadores dizem que o encolhimento das geleiras é a prova mais clara até hoje do aquecimento provocado pelas mudanças climáticas.
“As geleiras tropicais em baixas altitudes já estão desaparecendo”, disse o glaciólogo Lonnie Thompson, que chefiou a pesquisa.
“Não importa o que fizermos, vamos perder as geleiras do Kilimanjaro (a montanha mais alta da África), vamos perder as geleiras de baixa altitude nos Andes. A questão é até onde teremos que chegar antes que haja alguma ação significativa para reduzir emissões”, lamenta Thompson.
Segundo ele, a perda das geleiras tropicais deverá ter um grande impacto sobre a vida de milhões de pessoas que dependem delas para seu abastecimento de água. (BBC Brasil/ Estadão Online)