Os três incêndios que até agora arrasaram cerca de mil quilômetros quadrados na Flórida, em Minnesota e na Califórnia ainda continuam ativos, segundo informaram no sábado (12), autoridades nos três estados.
O maior deles devasta o norte da Flórida, na região de Lake City e já afeta 858 quilômetros quadrados. A Polícia local foi obrigada neste sábado a fechar duas seções das principais estradas interestaduais: a US-10 e a US-75. A primeira foi fechada entre as localidades de Sanderson e Live Oak, enquanto a US-75 foi interrompida entre Lake City e a fronteira com o estado da Geórgia.
Rick Carpenter, porta-voz da polícia rodoviária da Flórida, ressaltou que a falta de vento fez a fumaça se estagnar como um nevoeiro e impedir a visibilidade nas estradas. No entanto, os bombeiros da região tinham esperanças de que os restos da tempestade subtropical “Andrea” aliviassem a situação com chuva que poderia cair esta noite, segundo a divisão de florestas do estado.
No norte do país, os bombeiros continuam combatendo o fogo em Ham Lake, na fronteira entre o Minnesota e o Canadá. Até o momento, o incêndio arrasou 210 quilômetros quadrados e foi controlado em 10%, informaram as autoridades locais.
Por último, cerca de metade do incêndio iniciado no final de semana na Ilha de Santa Catalina, na Califórnia, já foi controlado. Os habitantes da ilha já foram autorizados a retornar. O fogo arrasou 17 quilômetros quadrados de Santa Catalina, que fica em frente a Los Angeles.
A redução das temperaturas e a baixa intensidade do vento, contribuíram para melhorar a situação hoje, informou o Corpo de Bombeiros de Los Angeles.
O início do incêndio em Santa Catalina aconteceu no final de semana, logo depois que os bombeiros conseguiram dominar um incêndio de três quilômetros quadrados no parque de Griffith, no centro de Los Angeles. (Efe/ Estadão Online)