Mudança climática dará tom de viagem de Ban Ki-moon ao Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, visitará a Antártica e a floresta amazônica durante uma viagem à América do Sul na próxima semana, informou a ONU na quarta-feira (31).

As visitas acontecerão “para que ele possa ver em primeira mão os efeitos da mudança climática e do desmatamento no ambiente”, disse a porta-voz da ONU, Marie Okabe, em uma coletiva de imprensa.

Ban se prepara para uma conferência climática que acontecerá em Bali, Indonésia, em dezembro, na qual devem ser iniciadas negociações sobre um novo acordo entre países para diminuir as emissões de carbono após o fim do Protocolo de Kyoto em 2012, relatou Okabe.

Ban, que assumiu o cargo este ano, focou-se muito em questões ambientais e reuniu uma cúpula sobre a mudança climática em 24 de setembro na ONU, um dia antes da Assembléia Geral de líderes mundiais.

Okabe disse que ele visitará também Punta Arenas, sul do Chile, localizada debaixo de um buraco na camada de ozônio, e o parque nacional de Torres del Paine, onde as geleiras têm sido afetadas pelo aquecimento global.

Durante sua viagem à Antártica, ele conversará com cientistas de estações de pesquisa.

Depois, já no Brasil, Ban se encontrará com pesquisadores e grupos indígenas na região da Amazônia e visitará uma usina de etanol. (Estadão Online)