O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta-feira (20), após participar da inauguração de unidade de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Petrobras, no Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), que o governo tenha fechado questão sobre a criação de uma nova estatal para explorar o petróleo localizado na área pré-sal.
“Não existe nova estatal. Existe uma discussão interministerial para discutir o que vamos fazer a partir do pré-sal. Nós só vamos discutir as propostas a partir do adia 19 de setembro”, disse o presidente.
Lula afirmou que a única providência tomada até hoje foi criar um conselho interministerial que apresentará uma proposta a ser debatida pelo governo e pela sociedade. “(A proposta) tem que ser pensada a partir da vontade do povo brasileiro.”
O presidente reafirmou que o objetivo que os recursos alcançados com o pré-sal serão usados em educação. “É importante todo mundo ter clareza de que o petróleo, enquanto tiver embaixo da terra, é da união. Segundo, nós precisamos utilizar esse potencial extraordinário de petróleo para resolver o problema crônico desse país”, afirmou.
Elogios à Petrobras – Em seu discurso, Lula fez vários elogios à Petrobras e ao presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, e afirmou desconhecer o volume de petróleo descoberto pela estatal na camada pré-sal, no ano passado. “Não sei quanto tem na camada pré-sal, porque vai ser a ANP que vai anunciar. Mas posso dizer que tem menos do que a gente desejaria e mais do que poderíamos sonhar”, disse, citando a agência reguladora do setor.
O presidente Lula viajou ao Ceará nesta quarta-feira (20) para inaugurar dois projetos da Petrobras e anunciar a construção de uma refinaria com capacidade para processar 300 mil barris diários de petróleo, com valor estimado em US$ 11,1 bilhões, incluindo algumas obras de expansão no porto de Pecém.
Depois de inaugurar o terminal de gás natural liquefeito no porto de Pecém – onde ressaltou que não era uma inauguração, porque a unidade ainda não estava funcionando – Lula iria para o lançamento da segunda fábrica de biodiesel da Petrobras, desta vez em Quixadá, onde serão produzidos 57 milhões de litros de biodisel por ano. (Fonte: G1)